O último cantor-compositor da música popular brasileira homenageado pelo projeto ‘Desenhando com os gênios da MPB’ nesta série, é o genial Caetano Veloso. Em sua obra ele flertou com vários estilos musicais, construções poéticas e línguas.

Caetano foi eleito, pela revista Rolling Stone, o 4º maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da obra, e o 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos.

O artista plástico convidado a se inspirar no mundo poético musical de Caetano é o renomado Valdenir Bonfim. A exposição tem início no dia 07 de agosto, próxima terça-feira, data de aniversário do homenageado. 

Os sucessos que serviram de inspiração para os trabalhos que compõem a mostra de Bonfim, são: Tropicália, Circuladô de Fulô, Canto do povo de um lugar, Soy loco por tí, América, Terra, A terceira margem do rio, Alegria alegria e O índio (mesa).

Além das telas de Valdenir Bonfim em homenagem a Caetano Veloso, também constam desta Mostra, uma tela de cada um dos artistas plásticos que participaram do projeto, que também estarão presentes na abertura.

Desenhando com os gênios da MPB

O projeto “Desenhando com os gênios da MPB” teve início em agosto de 2017, com a proposta dos artistas plásticos convidados a participar se inspirarem em músicas dos gênios homenageados.

‘Desenhando com os gênios da MPB’ teve início com homenagem ao músico Gilberto Gil, pelos artistas Eduardo Bittencourt e Marcelo Lopes; em outubro foi a vez de Zé Ramalho, com os artistas plásticos Edna Stradioto e Rafael Cubone; em dezembro, Rita Lee pelas artistas Germana Zanetti e Jane Ferrari; em janeiro, Tim Maia por Wild Wilde; em fevereiro, homenagem a Martinho da Vila e Clara Nunes, com ilustrações de Wesley Estácio e Hélio Kaname.

Em março, tivemos homenagem a Elis Regina, com telas de Eliara Bevilacqua; em abril, Raul Seixas pelo caricaturista Lézio Júnior e o artista plástico Rodrigo Silva; em maio, Tom Jobim, com telas de Ary Salles e Eduardo Bittencourt; e em junho, Daniel Firmino, Doroteia Marra e Orlando Fuzinelli homenagearam Chico Buarque.

Confira fotos da abertura da mostra

Fotos: Ricardo Boni

Tags:
Cida Caran
http://www.cidacaran.com.br
É hoje a colunista mais conhecida da região de São José do Rio Preto e uma das mais influentes do estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *